quarta-feira, 2 de março de 2011

Um G.O. pra chamar de seu.

Eu nunca me preparei para ficar grávida e ser mãe. Acho que por isso nunca parei em ginecologista nenhum. Aí deu positivo e eu tinha ido uma única vez em uma médica que ficava perto da agência em que eu trabalhava.
E eu tinha gostado dela. Achei ela super competente, sabia do que estava falando e era coerente nas suas colocações. Era prática, rápida, nada de nhém nhém nhém. A consulta durava menos de cinco minutos, de verdade. E era exatamente disso que eu precisava.

Mas o tempo foi passando, a barriga crescendo, a ficha caindo e eu fiquei com vontade de um pouco de colo médico. Marquei uma consulta para bater um papo, tirar algumas dúvidas e quando comecei a me abrir o que eu ouvi em troca foi que deveria me inscrever no cursinho de grávidos do hospital. Porque as minhas perguntas eram "desse nível". Não, não mandei ela ir à m*&^%^. Coloquei o rabinho entre as pernas e mergulhei nos livros, sites e blogs. Não sei porque, tava grávida ora bolas, banana mesmo.


E desde aquele momento, uma coisinha dentro de mim me dizia que ela não faria meu parto. Ou era a minha vontade se manifestando? O que aconteceu é que ela não fez mesmo. Estava em férias, passeando pela Itália.

O meu parto foi com emoção. E não sei de verdade se seria diferente se ela estivesse presente, acompanhando o processo. Nas consultas, quando mencionava que queria parto normal a qualquer custo ela suspirava (ou bufava de forma mais discreta?) e dizia que isso só depende da mãe mesmo. Humm. Tenho minhas dúvidas a respeito disso.

Ela não é uma pessoa do mal. Em alguns momentos até tentava ser um pouco menos fria, mas não era da sua natureza. Talvez para algumas mulheres esse seja o ideal de médico (foi para mim durante um tempo). E realmente haviam muuuuuitas fotos na sala de exames de bebezinhos que vieram ao mundo pelas suas mãos.

Mas a verdade é depois da consulta do pós parto nunca mais voltei lá e não pretendo fazê-lo. Fiquei imaginando que se eu dissesse que tinha tido depressão pós parto ela ia brigar comigo do tipo: "Engole o choro, menina! Mas, Doutora.... Pára de frescura!".  Não, obrigada.  Já basta que eu me trate dessa maneira.

E desde então estou em busca de um G.O. para chamar de meu. Não sei bem ao certo se vamos ter outro filho, acho que sim, mais para frente quem sabe. Mas o fato é que se isso acontecer as coisas vão ter que ser bem diferentes do que foram na primeira vez.

Peguei muitos telefones e conversei com muita gente durante todo esse tempo até que a minha cunhada me chamou atenção para um link no perfil do Facebook de uma amiga minha de colégio, a Fê Miura, falando sobre a Casa Moara. Entrei, li o primeiro relato de uma mãe que tinha tido cesárea com emoção e que depois conseguiu ter um parto normal bacana. Me identifiquei na hora e imediatamente marquei uma consulta com a Dra Andrea Campos.

A Casa é linda. O consultório parece uma sala de estar. A gente não é examinada naquelas macas com aqueles apoiadores de perna, não tem que colocar avental (já fiz muito isso e tudo o que me lembra hospital eu não gosto). Ambiente muito tranquilo, natural, pessoal. Lá eu me senti gente. Falei até não poder mais e a Dra Andrea me escutou com a maior paciência do mundo. Como se não tivesse mais nada para fazer no resto do dia.

Ela me disse que mesmo com cálculo renal eu poderia ter evitado a cesárea. E que o fato de eu ter chegado a 6cm de dilatação (informação que eu só tive dias depois de parir, diga-se de passagem) é um ótimo sinal para uma possível segunda gravidez ser de parto normal.

Era disso que eu precisava desde o começo. Alguém que prestasse atenção em mim de verdade, defendesse minhas vontades, meus direitos e que fosse totalmente sincero comigo enquanto eu estivesse curtindo as dores do parto. Nada contra quem marca cesárea. As pessoas são diferentes e acho que a gente tem que ir atrás do que vai nos fazer ficar bem. Mas eu não faço outra de jeito nenhum!

Minha ficha demorou para cair. Mas enfim, antes tarde do que nunca.
E sabem que vendo umas fotos lindas de parto na água eu até pensei: porque não?

5 comentários:

  1. Acho que um GO de confiança é essencial. Meu último parto foi nota 10 nesse sentido, pois também desejava um parto normal, mas tinha feito cesárea das gêmeas há pouco mais de um ano. A conversa com ele e a confiança nele foram essenciais para que tudo desse certo. Sofri um bocado, mas tive meu bb de PN como desejava e deu tudo certo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz em saber que vc. foi atras de um GO em que vc. possa confiar e se sentir bem. Aos poucos a confiança volta, as incertezas dão lugar a pequenas dúvidas e a saudade de um barrigão fala mais alto!
    beijos,
    Julia

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc...na gravidez da Su estava c/uma médica,ela receitou buscopan,pois estava sentindo cólicas,fomos ler a bula e dizia evitar na gravidez, liguei pra ela q me respondeu "pra grávida até água d chuveiro é abortivo.",mais tarde vi q pode ser sim,mas ñ gostei da resposta.Uma amiga me indicou o dela,estou com ele até hj,confio nele d+ e qdo vimos q Daniel estava com circular de umbigo eu chorava e ele me tranquilizava.Tive 2 partos normais maravilhosos,acredito q um bom G.O. é essencial mesmo...o legal é q há 10 anos atrás eu brincava q ele era a cara do George Clooney(assim convenci maridón a ir comigo nas consultas,rsrsrs)

    ResponderExcluir
  4. Eu também tive problemas com a minha GO: por 15 anos passei em consulta com ela, e quando descobri que eu estava grávida ela me disse que até poderia acompanhar o meu pré-natal, mas que provavelmente nao faria o meu parto pq estaria viajando entre o final de dezembro e começo de janeiro, pois faz isso anualmente com a familia. Procurei o GO da minha irmã, que então estava grávida de 2 meses a mais. Apesar do meu (pré-)conceito por ser GO homem, foi tudo perfeito. Era muito melhor, o consultório dele tem tudo, inclusive aparelho de US onde todos os meses eu via o meu bebê além do US que fazia no laboratório.
    Quanto ao parto, eu queria normal, mas as 01:47h da manha do dia 02 de janeiro o Luiz Eduardo pediu para nascer, estourando a bolsa. Como eu nao tinha nada de dilataçao, acabei optando pela cesárea, aque foi perfeita.
    Que sorte a minha de o meu médico estar aqui em SP em plena virada do ano. Adorei o Dr Clóvis Camargo, pretendo continuar com ele até quando eu estiver na menopausa!!!
    Bjs,
    Patricia Frosini

    ResponderExcluir
  5. E eu vi no twitter esses dias a Luciana Gimenez incentivando o PN. Calma, não sigo ela, mas alguém comentou. Achei bacana.

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho aqui. Sua opinião é muito importante sempre!