segunda-feira, 25 de abril de 2011

Muito prazer, meu nome é rotina.

Quando eu estava de licença maternidade virei compradora assídua de coisas pela internet. Comprei de tudo, livros, mala e até uma daquelas vassourinhas elétricas. Freud com certeza deve ter uma boa explicação para isso.
Entre as aquisições estava um livro que se chama A encantadora de bebês. Estilo Supernanny.
Quem não é mãe não deve conhecer, entre as minhas colegas há quem ame e quem odeie.
Eu amei.

Tem umas coisas malucas, como em todo livro que dá dicas sobre maternidade. Mas daí a gente tem que aprender aproveitar o que se encaixa na nossa vida e o resto vai para o lixo mesmo.

O que mais me ajudou foi a colocar ordem na casa, literalmente falando. Só então eu me dei conta do quanto importante é a rotina na vida dos pequenos. E consequentemente, na nossa também.

A vida da Maria Beatriz desde então é bem regrada, principalmente nos dias de semana. Ela tem horário para comer, para tirar soneca, para tomar banho e para dormir a noite. E ela gosta porque sabe o que está por vir, fica mais segura.

O comecinho é difícil para os pais, né? Muda a rotina da casa, demora um tempo para que tudo entre nos eixos... Agora imagine para um serzinho que não era nada até dias atrás. Que morava dentro de uma bolsa de água onde a comida chegava de alguma maneira e ele sempre estava quentinho e protegido.

Aí de uma hora para outra a mamata acaba. E o serzinho tem que aprender a respirar fora da água, a enxergar, os órgãos todos tem que aprender a funcionar em sintonia, tem uma galera envolta dele que ele talvez se lembre da voz, ninguém entende o que ele quer, o lugar é novo, os cheiros são novos e ele nunca sabe o que vem em seguida...fácil não deve ser.

E é aí que entra a rotina. Acredito que facilita muito a vida da mini pessoa saber o que vai acontecer em seguida.
"Agora já sei, nessa hora do dia aquela moça simpática tira a minha roupa, em seguida vou para água, vão mexer bastante em mim, aí me secam, me vestem e aquela moça me alimenta. Tudo tranquilo. Posso relaxar."

Aqui em casa esse negócio deu tão certo que a Bê desenvolveu a sua própria rotina. Quando ela chega da escola dá um tempinho na sala, aí pede a mamadeira e vai para a nossa cama. Me chama, pede que eu deite do lado dela e ficamos assisindo tevê de mãos dadas. Nos intervalos ela me namora. Me enche de beijos, abraços, diz mamãe com os olhos mais brilhantes do mundo. E todo dia é assim.

E adoro que ela faça o que a deixe feliz. Acho que assim ela fica mais segura: mamãe trabalha o dia todo, eu fico na escolinha, mas quando chega a noite vamos para casa e aí é o nosso momento.

E esse momento não tem preço.

3 comentários:

  1. Ana, eu estou tentando colocar o Dudu no EASY já que ele já tinha essa rotina, mas não rinha horário para as atividades. Estou tendo que me adaptar a isso. Outra coisa que preciso fazer e' desabitua-lo a tirar as sonecas na minha cama. Eu tinha deixado o berço só para a hora de dormir a noite, e acostumei a coloca-lo na minha cama para as atividades e soneca.
    Que bom saber que deu certo com vc, esta sendo muito difícil para mim ter que acostuma-lo a fazer as coisas no "meu" horário, e não mais quando ele queria. Diz o livro que a primeira semana e' bem difícil, e esta sendo!!! Ainda mais essa semana que ele esta resfriadinho.
    Valeu pelo post, me encorajou a seguir em frente neste novo método.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi, não cheguei a ler o livro da Encantadora,mas sempre achei que criança tem que ter rotina,os meus qdo pequenos ficavam com a avó,pois eu trabalhava,ela sempre tinha horário pra tudo,comer,soneca da tarde,pracinha e tal...Uma psicóloga falou isso tbém na escola deles...
    Uma rotina que gosto de mandar é a hora de dormir,só às vezes abro mão,com relação ao restante fica mais fácil,já estão com 8 e 10 anos e já chegam da escola almoçando,dever,soninho e tv...(o soninho da tarde voltou,agora q estudam pela manhã).
    Tava com saudades de vc,a minha rotina tá toda bagunçada e sem dar conta de visitar todo mundo...Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. ana, ce ta sumidinha, aqui e no twitter, td bem por aí? bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho aqui. Sua opinião é muito importante sempre!