quarta-feira, 30 de março de 2011

Troca Troca

Eu fui criada em meio a muito troca troca. De roupas, sapatos, bolsas, bijus... Troca troca para mim é muito natural e saudável.

Minha mãe tem três irmãs. Eu tenho duas primas da minha idade. Dá para entender, né? Muita mulher junta, dá nisso. Cada hora é uma sacolinha que chega ou vai embora. Aí a gente se encontra e a tia está com um sapato que foi seu, você está com uma calça que foi da sua prima...
Com as minhas amigas mais próximas acontece a mesma coisa.

Eu adoro por vários motivos.
Porque tem sempre novidade no guarda roupa sem custo algum.
Porque essas peças se tornam especiais, as que a gente recebe e as que a gente dá. A gente sabe de onde veio, gosta da pessoa que deu e o carinho se tranfere para a peça, de verdade. E é tão gostoso receber que quando a gente dá, faz com prazer pois sabe que a nova dona vai ficar feliz e usar bastante.

O mais importante de tudo, a gente usa mesmo a roupa, até o fim.
Sejamos sinceras, mulher é consumista, compra sem precisar, sem poder, sem gostar e acaba não usando. Essa á uma maneira incrível de dar fim aquela peça que está há anos no seu armário, você usou duas vezes e sabe que nunca mais vai nem olhar para ela porém tem dó de se desfazer.

Eu defendo o desapego, renovação de energia. A gente tem que praticar.

Essa lição vem de berço. Minha mãe nos incentivava a doar brinquedos que não usávamos mais. Eu fazia trabalho social já no ginásio, era parte da grade curricular da escola. Isso conta, sem dúvida alguma.
E do mesmo jeito que aprendi desde pequena que a gente tem que ser desapegada, é essa a lição que eu quero passar para a Maria Beatriz.

Vira e mexe eu faço uma limpeza nos brinquedos e nas roupinhas dela. Ela ainda não entende, claro, mas um dia vai começar a me ajudar. Sempre separo bastante coisa para caridade também.
A própria Maria Beatriz tem muitas roupinhas que vieram da filha de uma amiga minha. São coisas lindas que eu cuido com muito carinho.

Criança perde tudo muito rápido, roupas, sapatos, alguns tipos de brinquedo, cadeirão, carrinho, babá eletrônica, bebê conforto... Esse comecinho de vida é repleto de ciclos e cada um deles tem seus acessórios. O que eu não dou porque podemos usar mais tarde, empresto. Ficar parado no armário para que se alguém pode usar??
Uma coisa que eu já fiz também foi customizar as roupinhas. Se estava calor e a Beatriz só tinha calças e bodies de manga longa, eu passava a tesoura nas mangas e pernas. Assim não precisamos comprar peças novas.

Eu já fui muito em brechós. Já comprei para mim e até para a minha filha. Gosto desse sistema também.
Mas é impessoal, né?
Esse troca troca tem sempre uma historinha junto: "eu me apaixonei por essa blusinha, mas estava atrasada e não experimentei, só quando cheguei em casa é que reparei que o tamanho estava errado. Mas adivinha? Já tinha tirado a etiqueta!"
Vai me dizer que isso nunca aconteceu? Rá! Duvido!!

É muito divertido!

Tão divertido que é prática comum entre as #twitmaes também. Porque além de mães, blogueiras e amigas, somos conscientes também.

Foi uma tarde deliciosa. Conheci pessoalmente outras mães, revi uma amiga muito antiga dos tempos de colégio e ainda sim muito querida, trocamos experiências e muitas risadas. Ah! E conheci também um lindo Gato de Botas.

Parabéns, meninas! Ficaram lindas na tevê! Até que a gente leva jeito pra coisa?

2 comentários:

  1. Tmabém troquei e ainda troco muita roupa com a família e as amigas. O enxoval das gêmeas foi praticamente todo de segunda mão e além de ficar pra caçula, depois da pequena usar está indo todo para filha de uma amiga muito querida. Desde os berços e carrinhos, nada eu comprei, tudo ganhei de segunda mão e depois passei adiante.

    ResponderExcluir
  2. Vc ficou linda na TV... pena qua a Bia não tava tbm, né
    Muito bom... muito bom!!
    Beijo

    ResponderExcluir

Deixe seu recadinho aqui. Sua opinião é muito importante sempre!